Por que usar controle de ponto ELETRÔNICO na minha empresa?

Por que usar controle de ponto ELETRÔNICO na minha empresa?

Jornada de trabalho é o tempo em que o empregado deverá prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador. A jornada deve ter no máximo 8 horas por dia e 44 horas por semana, salvo nos casos específicos como Telefonista, Professor, Jornalista e etc. O que passar deste limite e não for objeto de compensação será considerado hora extra, conforme determina o Inciso XIII, Art. 7º da Constituição Federal e Artigos 58,227,303,304 e 318 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
 
O controle correto das horas trabalhadas garante segurança para o empregado e o empregador. É através deste controle que as informações referentes aos horários do empregado são coletadas para garantia dos seus direitos.
 
Mesmo que a lei não exija que empresas com menos de dez empregados adote um controle eficaz, é fundamental que todas as empresas utilizem um procedimento seguro e confiável.
 
O que diz o Ministério do Trabalho e Emprego?
 
Conforme o art. 74, § 2º, “para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.”
 
Ou seja, o empregador pode escolher de que forma controlar o ponto de seus empregados. Mas é obrigatório que esse controle seja feito conforme exigências do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
Livro ponto, relógio cartográfico ou ponto eletrônico, todos são aceitos pela legislação, mas o relógio de ponto eletrônico oferece segurança jurídica, facilita as relações trabalhistas, otimiza a rotina do departamento de recursos humanos, e é a opção mais completa para qualquer empresa.
 
Que vantagens o Ponto Eletrônico oferece?
 
O REP (Relógio Eletrônico de Ponto) faz a identificação do usuário por leitura biométrica, cartão de proximidade ou senha; registra seu horário de entrada/saída e imprime um comprovante para o empregado.
 
Os benefícios e vantagens são inúmeros. Aumenta a confiança entre empregado e empregador, agiliza o trabalho dos profissionais do setor de Recursos Humanos, garante a segurança das informações e armazena evidências precisas das horas de trabalho que protege ambas as partes em possíveis disputas trabalhistas.
 
O BioJob oferece o Relógio Eletrônico de Ponto homologado pela Portaria 1.510/2009 e Ministério do Trabalho. É completo, seguro e de fácil manuseio, clique aqui para conhecer melhor todas as suas vantagens.

Compartilhe